Susan Boyle e Abdiwali Muse

Por

[Post rápido. E não deixe de ouvir nosso último podcast fresquinho aqui do lado!]

Pois é pessoal. Esse aí da foto é o tal do Abdiwali Muse, primeiro pirata preso desde o aumento da ‘criminalidade’ nos mares da Somália (veja a notícia aqui). Apesar dos apelos de sua mãe ao presidente Obama, o jovem de 16 anos será julgado como adulto nos Estados Unidos.

O fato é que agora uma “medida concreta” foi tomada. Pra mim esse é aquele método antigo de se pegar um infeliz qualquer e dar uma punição exemplar pra ver se outros ficam com medo.

Vai funcionar? É óbvio que não. O buraco é muito mais embaixo. A pirataria na Somália é conseqüência dos absurdos problemas que o país enfrenta (veja mais aqui). Então não é pegando um bode expiatório que se resolve o caos. Além do mais, não vou entrar em detalhes por ser um assunto ainda novo, mas o Oceano Índico como um todo tem crescido e muito em termos geopolíticos, estou estudando isso e logo farei um post mais completo.

O outro assunto deste post rápido é o fenômeno Susan Boyle. Na verdade não ela e sua bela voz em si, mas o papel da internet na disseminação de informações.

A internet tem se mostrado uma boa ferramenta para disseminar idéias, informar, etc. É muito fácil colocar om vídeo, criar um blog, enfim (até nós fizemos um!). Por um lado isso é bom, conecta as pessoas, faz as informações circularem…

Por outro é ruim, pois banaliza as mesmas informações e também serve de veículo para coisas não tão boas. Mensagens terroristas circulam o mundo todo em minutos. Aliás, não é meu foco de pesquisa específico, mas a mídia tem um papel muito importante nas relações internacionais como um todo, tanto que é chamada por alguns de 4° poder.

Foram só alguns pensamentos meus mesmo. Mas fica o apelo pras pessoas que lêem esse blog e que pesquisam a mídia pra mandar um post pra gente, né, Damaris (UNESP-Franca 4° ano)?


Categorias: África


5 comments
Rafa Bonalda
Rafa Bonalda

A idéia do pirata é mesmo interessante. Não dá pra acreditar que arrumando um bode expiatório alguém acredite que o problema será resolvido. Mas, pelo menos, ele "servirá" de vitrine para "alguém" mostrar serviço.

Alcir Candido
Alcir Candido

Olá, Wanderley, muito obrigado,pode deixar que passaremos por lá!até mais

Wanderley Elian Lima
Wanderley Elian Lima

Oi amigo, mto bom mesmo o seu blog, original, informativo e atual. ParabénsQdo tiver um tempinho visite o meu.htpp://wanderleyelian.blogspot.com

Alcir Candido
Alcir Candido

Hi, OliveIt's nice to have u with us!don't forget to listen to our podcasts, it's in portuguese, but i think u can understand it.Thank you so much!