Sobre monarcas e republicanos…

Por

Monarquia
A data de 21 de abril apresenta uma coincidência interessante envolvendo Brasil e Reino Unido: no dia em que os brasileiros relembram, inclusive com um feriado nacional, a morte do republicano Tiradentes, mártir na luta contra a monarquia portuguesa, os ingleses, por sua vez, comemoram o nascimento da Rainha Elizabeth II, soberana no país desde 1952.

A mesma forma de governo combatida pelos inconfidentes mineiros no Brasil e que levou ao enforcamento e esquartejamento (!) de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, possui raízes históricas no Reino Unido, sendo a monarquia valorizada pela população e a rainha uma celebridade (inter)nacional.

Neste dia 22 de abril de 2014, a Rainha celebra seu aniversário de 88 anos com o lançamento de um novo retrato oficial (foto) destinado à estratégia de marketing para a promoção internacional do país. Já há 222 anos relembra-se no Brasil a memória do mártir Tiradentes, tendo sua sentença sido executada em praça pública em 1792.

Ícones em suas realidades, fato é que ambos fazem/fizeram parte da história de seus países e que a monarquia é o elemento que os une na análise: enquanto Elizabeth já nasceu dentro do sistema e cedo se tornou responsável por sua continuidade, o republicano Tiradentes se tornou nacionalmente conhecido por combatê-lo, lutando contra os impostos e as imposições de Portugal, especialmente na província mineira.

Se os ingleses não se imaginam sem sua Rainha e saem às ruas para homenageá-la em seu aniversário hoje, os brasileiros relembram, ao mesmo tempo, o momento histórico da Inconfidência Mineira e o luto de seu protagonista, fazendo com que a data de 21 de abril seja marcante tanto para monarcas quanto para republicanos…


Categorias: Brasil, Europa, Política e Política Externa