Queimada, mas orientada…

Por

[Post rápido. Desculpem não estar mais presente por aqui quanto gostaria, é que as coisas estão meio corridas. Ainda bem que temos colaboradores. Quer mandar um post, uma dúvida ou uma sugestão? O endereço é: [email protected]]

Antes de eu entrar na faculdade, lembro de ter visto uma entrevista com o ministro Celso Amorim. Como sempre, a gente lembra mais das coisas que não tem tanta importância e, de tudo o que ele falou, ficaram na minha cabeça duas ‘curiosidades’.

Amorim disse que viajava muito e, por isso, vivia se queimando nos chuveiros dos hotéis, já que as torneiras eram muito diferentes de um lugar para o outro e isso dificultava a regulagem da temperatura da água. A outra coisa é que, devido a tantas viagens, às vezes ele acordava sem saber onde estava. Se bem que às vezes eu acho que ele está muito bem acordado, mas ainda assim age como se não soubesse em que mundo está…

Bom, se é verdade que quem viaja muito se queima (sem ser pejorativo), uma que deve estar toda queimada é a Hillary Clinton, que, desde que Obama assumiu, está viajando bastante. Agora mesmo ela está no Egito e já passou pela Ásia.

Isso tudo sinaliza a mudança de foco da política externa do governo Obama. Mandar o chanceller pra algum lugar em início de governo quer dizer muito. E a Hillary foi pra China, por exemplo, pra uma reunião preliminar sobre mudanças climáticas, algo impensável no governo Bush. Aliás, Obama também tem sinalizado que está mesmo disposto a negociar um novo acordo sobre mudanças climáticas, e tem também tomado medidas internas sobre o mercado de carbono, algo muito bom.

Essa viagem quer dizer muito: mostra que os EUA estão dispostos a negociar, e, além disso, mostra que a Ásia e a China têm um peso importante para seu governo.

Além dessa, o governo Obama também anunciou hoje a intenção de reduzir os subsídios agrícolas, o que certamente vai dar muito pano pra manga ainda porque o lobby do setor agrícola é muito forte no congresso e não vai deixar essa passar assim tão fácil.

Pois é, pessoal, a Hillary deve estar se queimando pelos hotéis por aí. Tomara que, ao menos, ao contrário do nosso ministro, ela saiba onde está…


Categorias: Estados Unidos