Qual será o próximo passo?

Por

Chávez deve estar se achando o homem mais esperto do mundo. Só que parece que as coisas não são bem assim…

O governo Venezuelano nacionalizou um hotel Hilton!

Nacionalizar é uma palavra tão bonita… Trazer para o Estado os meios de produção de riquezas! Sem entrar no mérito de neoliberalização ou bolivarianismo, mas aos olhos do setor privado nacionalização é, basicamente, o furto de propriedade privada pelo governo.

Esse furto/nacionalização ocorre pois o Estado venezuelano não possui os recursos próprios para realizar as iniciativas cobertas por essas (ex)propriedades privadas, portanto em nome do bem da população, o Estado pega para si e cobre as áreas que não tem poder para tal. Ou até mesmo as áreas que tem poder, já que acaba de incorporar/nacionalizar milícias civis “bolivarianas”.

Mas… se o governo Venezuelano continuar com essa mania, isso não poderia afastar os investidores externos, com medo de perderem seus negócios? Chega ao ponto de que se as nacionalizações não forem suficientes (e certamente não serão), o governo Chávez terá na sua frente uma falta de oferta de estruturas privadas para serem apropriadas! Será obrigado a realizar uma forte re-estruturação de sua política econômica bolivariana. Que por sinal, é muito mais forte no discurso do que nos resultados.

Melhor parar por aqui senão o blog pode ser nacionalizado também…


Categorias: Américas


0 comments