Post do Leitor

Post do leitor – William Soares Gonçalves

[O leitor William Soares Gonçalves, da Escola Estadual Profª. Zeicy Apparecida Nogueira Baptista, em Taboão da Serra/SP, participa hoje mais uma vez do blog com um novo post sobre a temática do tráfico. Este assunto já foi apresentado no blog em dois ótimos e recentes posts do leitor (do Victor Uchôa e da Tamiris Batista) e hoje é reforçada em mais essa reflexão. Boa leitura a todos!]

 
 
 
 
 
 
 

A mais pura verdade

Estou mais uma vez escrevendo para o blog, falando um pouco sobre os diversos tipos de tráficos que existem na nossa sociedade nos dias de hoje. Infelizmente esta prática criminosa vem ganhando forças em suas diversas formas de praticidade, o que deixa claro que, quando falamos em tráfico não estamos apenas falando em tráficos de drogas, o qual é bastante noticiado em telejornais.

A prática do tráfico de drogas é, sim, uma das principais que geram “fonte de renda” e também a mais conhecida. O que a maioria das pessoas não sabe é que não existe apenas o tráfico de drogas, mas também os tráficos de pessoas, animais, órgãos, flores, plantas, dentre outros.

O tráfico de pessoas é um assunto muito sério, e que tem alcançado maior repercussão com a exibição atual de uma novela que retrata principalmente este drama (leia mais aqui e aqui). Muitas das pessoas traficadas trabalham como “escravas”, sofrendo exploração – muitas vezes sexual para as mulheres – e demonstrando a gravidade da situação. Estas pessoas, muitas vezes levadas para o exterior, são frequentemente indivíduos que não possuem condições financeiras adequadas e recebem falsas ofertas de empregos para o exterior. Lá chegando, descobrem que o sonho pode virar o pesadelo…

Nesse tipo de tráfico fica a dica: se receber uma proposta de emprego para o exterior, tenha cuidado se precavendo e se prevenindo para evitar armadilhas. Já sobre o tráfico de drogas, devemos nos conscientizar que esse caminho gera muitas desilusões e problemas sociais. Se tiver suspeita de tráficos de animais, órgãos, pessoas dentre outros, denuncie para que os envolvidos sejam responsabilizados.

Links úteis:

 

[1] Disque-Denúncia – Tráfico de Pessoas;

 

[2] Disque-Denúncia – Tráfico de Mulheres;

 

[3] Disque-Denúncia – Tráfico de Animais Silvestres. 


Categorias: Brasil, Post do leitor


1 comments
Raphael Lima
Raphael Lima

William,Parabéns pelo seu texto. Como a Bianca colocou, o tema é muito parecido com o de outros dois que já foram publicados no blog. Extremamente atual e de suma importância.Apareça sempre por aqui!Um abraço,