Piratas da América

Por

[Post rápido]

Pessoal, de tudo que tenho visto esses dias, dois assuntos que já foram tratados por aqui merecem um destaque.

1. Somália: Está ocorrendo quase que uma guerra nos mares por lá. Os EUA já resgataram um navio, em troca os somales seqüestraram mais quatro. Agora a França entrou na roda e capturou mais 11 piratas. Vejam este artigo do Estadão sobre essas ondas de pirataria. Veja aqui também os outros posts daqui do blog sobre a Somália/pirataria.

Logo logo sairá um texto mais completo sobre o assunto por aqui, inclusive citando o artigo que saiu na última Foreign Affairs sobre o papel do Oceano Índico no jogo geopolítico das potências. Leia um pedaço aqui. Inclusive, vale muito a pena visitar o site da Foreign Affairs. MUITOS textos bons estão por lá.

2. Obama e OEA: Logo logo deve ocorrer a reunião da Organização dos Estados Americanos. E lá é que vamos ver o que é que o Obama tem pra América Latina. Ele já deu um cartão de visitas com as novas medidas com relação à Cuba, sinalizando uma possível reaproximação.

E parece que ele está empenhado nisso. Depois de todas as medidas para Cuba, que fizeram até o relutante Fidel admitir que ele está cumprindo suas promessas de campanha, todo mundo por aqui espera que os EUA deixem de nos ver como um quintal e dêem uma mãozinha.

Além disso, depois de ver até o Irã tirando uma casquinha, é lógico que se espera que por aqui também as coisas melhorem.

Não deixem de ouvir nosso último podcast, onde comentamos essas mudanças na política mundial aqui !

Ah, além disso, o Obama quer uma reunião com a UNASUL (veja um post sobre a UNASUL aqui) antes da Cúpula das Américas.

É isso, pessoal, desculpem a correria, mas hoje a coisa tá meio acelerada…

Obviamente espero comentários, inclusive contribuições, uma vez que este post foi rápido mas trata de temas importantes!

Está aberta a temporada de sugestões de temas para o podcast: email para [email protected] ou comentário por aqui mesmo.


Categorias: África


0 comments