Pegadinha do Malandro!

Por

Antes do post, um comentário: é melhor que esse povo arrume um bom acordo do clima na Conferência de Copenhagen em dezembro. Vejam só o que aconteceu na Jordânia… E tem gente que duvida do aquecimento global!

Bom, vamos ao que interessa!

O Obama já tinha anunciado no início do mandato que ia fechar a prisão de Guantánamo este ano. Mas não fechou. O motivo era simples: pra onde levar aquele povo todo? Quem seria o doido a receber 229 suspeitos de terrorismo? E deixar em solo americano, então?

Direitos Humanos são ótimos, mas na prisão dos outros. Todo mundo acusa, reclama, pressiona. Mas na hora de aceitar os presos, ninguém quer. Nada mais natural.

E o Obama não fechou a prisão. E anunciou o novo fechamento para janeiro do ano que vem.

Quem acertar o que aconteceu leva um doce! Já estão falando que o prazo é apertado

Mas não culpemos o coitado do Obama. Até de nazista ele está sendo chamado.

O fato é que ele prometeu demais. E prometeu demais num momento em que todos estavam sedentos por mudanças. Ganhou a eleição, veio a lua-de-mel com a mídia e o senado, mas durou pouco. A popularidade despencou.

E logo tem eleições pro legislativo nos EUA. E no embalo da queda de popularidade do Obama e na ausência de mudanças visíveis, ele pode perder a maioria que tem no legislativo.

Agora, o governo Obama corre o risco de ter passado metade do mandato com maioria na Câmara e no Senado e não ter aprovado nada relevante. Sobretudo a tal reforma da saúde. E também as questõs climáticas (que estão matando ovelhas pelo mundo afora), já que até sem proposta os EUA podem chegar à Copenhagen. E aí seria uma decepção total para o eleitorado americano.

De fato, imaginar um governo com maioria absoluta e que não aprova nada só nos faz imaginar que há muito mais do que se pode imaginar pelos corredores da política americana. Nada mais natural.

O duro é que o sonho da mudança pode ir junto nesse rolo todo…

Será que existe mesmo a possibilidade de mudança?


Categorias: Estados Unidos


1 comments
Luís Felipe Kitamura
Luís Felipe Kitamura

hahahaGostei da comparação!O discurso de mudança está sendo o maior fato novo até agora. Muitos posts nossas trataram disso, o Obama pouco fez até agora. Estamos no começo, mas uma nova guinada pro-republicanos nos EUA seriam ruim - e o Obama do jeito que está só fortalece os republicanos.Abraços,