Nas mãos do Paraguai

Por

[Post rápido, mais tarde eu volto pra tratar do acordo em Honduras]

A Comissão de Assuntos exteriores do Senado brasileiro aprovou ontem, com ampla maioria -ao contrário do que se pensava – a entrada da Venezuela no Mercosul.

Teoricamente, o plenário da Casa ainda pode barrar a entrada do país no bloco. No entanto, é muito improvável que o governo não consiga o quórum mínimo na sessão e uma maioria simples. Ou seja, a Venezuela está a um passo do Mercosul.

Mas esse passo não é a aprovação do Brasil, que já é certa, mas a do Paraguai. Pelas regras do bloco, todos os países membros precisam aprovar a entrada de um novo sócio. O único que ainda não votou em definitivo é o Paraguai.

Sinceramente, não estou muito interado da situação interna por lá. Mas é sabido que o governo do ex-bispo Fernando Lugo vem enfrentando grande oposição (de verdade, ao contrário do Brasil), sobretudo no congresso, que é quem vai votar a medida.

Mesmo assim, o governo Lugo tem fortes laços políticos e ideológicos com o governo Chávez, então, é provável que exerça alguma pressão na votação.

E não sejamos ingênuos de achar que, por trás dos panos, Brasil, Argentina e a própria Venezuela não estão pressionando…

O cenário está mais provável para a entrada da Venezuela, mas a decisão final está nas mãos dos congressistas paraguaios.

Por fim, sugiro a leitura do artigo “Venezuela no Mercosul: lamentável fato consumado” de Rubens Ricupero, ex-embaixador do Brasil na OMC.


Categorias: Américas, Brasil, Organizações Internacionais, Política e Política Externa


3 comments
Raphael Lima
Raphael Lima

Realmente o artigo do Ricúpero é bastante esclarecedor. Mais uma vez, vemos o presidente Lula atropendo longos processos em seus discursos, assim como nas decisões relativas ao projeto FX-2. Mas de toda forma, o Paraguai já retirou a entrada da Venezuela no Mercosul de sua pauta do dia no Congresso, pois considerava que o processo deliberatório no Brasil demoraria muito. Agora vamos ver o que o Paraguai irá decidir, ou se irá decidir algo tão cedo, não é?

Alcir Candido
Alcir Candido

Bom, se ele é Jesus ou não eu não sei. Mas que ele já fez acordo com tudo quanto é Judas, ah, isso ele já fez!

Giovanni Okado
Giovanni Okado

Pois é, Alcir. É hora de dar bem-vindo à Venezuela ao Mercosul, não? Vamos ver se o país vai entrar para ficar. Mas me chamou muito a atenção uma declaração do Chávez, na qual ele comparou Lula a Jesus: ""O presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio como Cristo, anunciando a boa nova." Será mesmo uma boa nova?Você já levantou alguns fatores que destacam as dificuldades vindouras. Agora é esperar para ver.Até mais!