Lixeira do Mundo?

Por

Vocês sabiam que nós importamos lixo doméstico da Inglaterra? Pois é. A que ponto chegamos. Temos uma quadrilha que facilita a entrada de lixo de países desenvolvidos da Europa em nosso país. E a justificativa desses países para realizarem essa exportação é meramente econômica: é mais barato mandar lixo clandestinamente para o Brasil do que investir em reciclagem no próprio país, mesmo que sejam pegos e tenham que repatriar o lixo e pagar multa como aconteceu no início dessa semana.

Cerca de 1.400 toneladas de resíduos doméstico como fraldas, seringas, preservativos, etc. foram apreendidos nos portos de Santos, Rio Grande e na alfândega de Caxias do Sul. Vieram como polímero de etileno usado como isolante termico na produção de plástico.

Fico me perguntando a quanto tempo isso acontece… e será que vem só lixo doméstico? Já não basta os problemas que enfrentamos aqui, com os lixões a céu aberto das grandes cidades e o impacto ambiental que isso causa? É claro que ficar monitorando o grau de desmatamento da Amazonia é mais limpo e mais chique, mas as consequências sanitárias da destinação do lixo são tão sérias quanto o aquecimento global.

Além disso, se nós temos conseguido, mesmo que a duras penas, conscientizar nossa população e criar usinas de reciclagem que garantem emprego para muitas famílias carentes, por que será que eles não conseguem? Se são tão desenvolvidos. Talvez falte mão-de-obra carente para tocar o negócio. Será que eles não querem importar alguns trabalhadores informais brasileiros? Tenho certeza que causariam um impacto ambiental positivo.



Categorias: Brasil, Europa, Meio Ambiente


1 comments
KINHA
KINHA

Olá!Estou aqui para fazer-lhe uma proposta, que eu considero interessante.Também sou TOP 100 e estou concorrendo na categoria “VARIEDADES” e estou na campanha “UM VOTO POR UM VOTO”.O legal disso tudo é essa interação,eu conheço seu blog e vc, o meu.Já votei no seu e sei que também que receberei seu voto.Estou te seguindo e se quiseres me seguir, ficarei honrada.Venha apanhar o selo comemorativo do blog, com assinatura de um artista plástico.Sua presença é muito importante para nós.Obrigadahttp://amigadamoda.blogspot.com