Itaipu

Por

Lula, você que não fique esperto com esse padre…

Pessoal, hoje está meio corrido, então o post vai ser rápido. AVISO: O blog está tendo bons acessos e precisamos de feedbacks! Já colocamos as estrelinhas no fim dos posts pra facilitar e elas não estão sendo utilizadas!!! E tem os podcasts ainda aí do lado!

1. A África do Sul está apurando os resultados das eleições presidenciais, e parece que já tem eleito: veja aqui.

2. E o nosso presidente está na Argentina para discutir, entre outras coisas, protecionismo. Amanhã faremos a cobertura do que ocorreu.

Por fim, lembram de que o Paraguai queria rever o acordo de Itaipu? Então, o Tratado de Itaipu, que já está pra fazer meia década de vida, prevê que o Brasil e o Paraguai devem dividir a energia da usina em partes iguais. Se um não usar, deve vender ao outro com um preço pré-fixado.

Vale lembrar que o Brasil arcou com quase todos os custos da construção da Usina Binacional…

E o Lugo se elegeu dizendo que ia obrigar o Brasil a aumentar o preço pago pela energia que o Paraguai vende, que estaria muito abaixo do preço do mercado.

Discussões à parte sobre os méritos do pleito paraguaio, o fato é que o Brasil aquiesceu (mais uma vez ao que os outros pedem), já fez várias ofertas, mas o Paraguai não aceita. Entra elas, uma que mostra o quanto nossos diplomatas são bons na arte do convencimento.

Ofereceram uma linha de crédito do BNDES ao Paraguai. Depois da oferta, informalmente, disseram que queriam algo em troca e que seria o fim das queixas dos vizinhos sobre Itaipu. Pois é, eles (inacreditavelmente!!!) não aceitaram. O Brasil terá de dar o dinheiro (ou inventar uma boa desculpa) e ainda rebolar muito pra resolver o problema de Itaipu.

E agora o governo vai fazer mais uma oferta. Segundo a edição de hoje do Valor, Lula quer receber Lugo por aqui no dia 7 de Maio. A prosta a ser apresentada ainda está em sigilo, mas pode incluir uma revisão tarifária (tudo que eles querem) de US$ 45 para US$ 47.

Ainda, está sendo estudada no governo a proposta paraguaia de que eles vendam a energia para o mercado livre, ao invés de a Eletrobrás comprar a preços pré-fixados.

Pois é, mais uma vez o Brasil abre as pernas… Se eu fosse o Lula, não ia bobear com esse Lugo, não… (Não entendeu? Veja o post abaixo).


Categorias: África, Américas, Brasil


2 comments
Alcir Candido
Alcir Candido

Kamila, então vc tem passado por aqui, é??que bom que vc tem gostado, o blog tem dado muito certo mesmo!apareça sempre e comente tb! E ainda, está convidada pra escrever um post pra cá, hein?valeu!

kmlinha
kmlinha

Alcir, espirituoso como sempre! Confesso que sou dessas pessoas que passa por aqui sempre que pode, adora os posts mas não comenta. Você e toda a equipe do blog estão de parabéns, sempre assuntos fresquinhos e críticas pertinentes.Beijão a todos!Kamila