Imagem da Semana

Por

A imagem da semana não poderia retratar um tema tão importante para nós quanto o primeiro leilão de um campo de petróleo no pré-sal em nosso país. O leilão, bastante polêmico, não poderia deixar de vivenciar momentos de tensão. Ontem, o governo Federal e do Rio de Janeiro praticamente sitiaram o local onde ocorreria o evento, com ajuda do exército. Nada mais preventivo, com a de inúmeros grupos contrários à a privatização da produção do petróleo.

A imagem acima é o cordão de isolamento, formado até mesmo na areia da praia, evitando a aproximação de manifestantes. No entanto, ontem o número de protestantes não justificou a força deslocada pelo governo. Eram poucos, quase insuficientes para retratar a guerra jurídica dos últimos dias entre governo e oposicionistas ao leilão. Foram 25 liminares ao todo, todas derrubadas. 

O resultado final do leilão foi de sucesso, estabelecendo a estatal brasileira Petrobras como a grande vencedora do consórcio, que conta ainda com as gigantes Shell e Total, e as chinesas CNPC e CNOOC. Uma vitória e tanto para os planos do governo Federal, ainda mais na tempestade em que o processo se transformou.

Entre políticos e analistas, há burburinhos indicando que o resultado estava definido há tempos, quadro se é realçado pela desistência em massa de empresas e a vitória tranquila da proposta da Petrobras. No entanto, outros afirmaram que a vitória de tal consórcio foi a melhor das possibilidades. A nós brasileiros, agora resta torcemos e cobrarmos  para que a exploração dessa riqueza traga benefícios ao país.


0 comments