Imagem da Semana

Por

Ebola

E um dos assuntos cujas imagens e dados mais têm impressionado é a crise da epidemia de Ebola, na África Ocidental, que já tem mais de 3.000 casos e 1.550 mortes confirmadas, segundo o último boletim oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS). A transmissão, principalmente em Serra Leoa, na Libéria e na Guiné, ainda não foi controlada e os casos se multiplicam a cada dia.

Essa semana houve o primeiro caso confirmado de um cidadão britânico, o qual foi removido em operação digna de filme de ficção científica (foto), com a grande mídia e a Europa em comoção diante da possibilidade, ainda que remota, de que a epidemia se alastre para outros continentes.

O drama que está sendo vivido pela região afetada denota as dificuldades em se controlar uma epidemia deste porte sem infraestrutura para atendimento, com comunidades cada dia mais isoladas e sem condições mínimas para recuperação (alimentos e medicamentos).

O risco de que se generalize e se estigmatize (ainda mais) o continente africano diante da presente situação é claro. Clara também é a necessidade de disseminação da informação e de apoio adequado aos países para que criem localmente condições de superação da epidemia com a urgência que a situação demanda…

[Para dúvidas frequentes sobre Ebola, acesse a página oficial do Ministério da Saúde sobre o tema.]