Imagem da Semana

Por

 

Crimeia

Ucranianos pró-Rússia comemoram resultado da votação (Fonte: AFP)

A Imagem da Semana não poderia ser outra a não ser sobre o assunto internacional mais comentado nas últimas semanas. A foto simboliza a declaração de independência da Crimeia e o pedido formal de seu Parlamento para que a região seja anexada oficialmente à Rússia.

Ontem, no domingo, aconteceu um referendo em que 96,77% dos crimeanos votaram a favor de sua incorporação aos russos, incluindo até mesmo a dotação do fuso horário de Moscou a partir do próximo dia 30 de março.

Autoridades ucranianas declararam o pleito ilegal e fortemente marcado por contagem irregular de votos. Como era esperado, Estados Unidos e União Europeia já impuseram sanções a algumas autoridades russas e ucranianas, dentre os quais se encontra Viktor Yanukovich, o presidente deposto.

Estamos diante de uma nova Guerra Fria? É muito interessante pensar nessa questão e ver como a grande mídia sempre pondera essa pergunta com o intuito, obviamente, de inquietar seus leitores. O Estado de São Paulo e a Carta Capital, por exemplo, trouxeram esta semana manchetes em que o conflito bipolar é relativamente ressuscitado. Como uma leitura especializada é sempre benéfica, indica-se o texto “Porque não estamos em uma nova Guerra Fria” do site Sem Diplomacia da UNESP com autoria de Roberto Moll, doutorando em Relações Internacionais pelo San Tiago Dantas (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). Já antecipando a conclusão do artigo, nele é estipulado que não estamos próximos de um conflito mundial e, caso fosse esse uma realidade, ele seria muito mais parecido com a conjuntura da Primeira Grande Guerra (1914-1918) do que com a própria Guerra Fria.


0 comments