Imagem da Semana

Por

Os protestos do que começa a ser chamada de “Revolução Ucraniana” garantem as imagens mais impressionantes e importantes da semana. Tudo que começou graças a insatisfação de críticos e opositores do governo de Yanukovyck e sua reaproximação com a Rússia, toma cada vez mais contornos  de episódio central na história recente do país.

A Ucrânia foi um dos principais países afetados pela política russa durante o regime Soviético. Momento que marcou a política e a sociedade do país, dividida em torno de defensores do passado e da proximidade com o país de Putin, e de defensores de uma nova fase, com o país flertando aproximação ao bloco da União Europeia e do ocidente. Quando a vontade do segundo grupo pareceu frustrada por decisões de Yanukovych, as ruas se tornaram lugar de protestos e cenário de guerra, com cenas impressionantes de ruas destruídas, estátuas postas ao chão, civis marchando como soldados.

Os desdobramentos apontam para a queda do atual líder do governo, o que faz surgir algumas dúvidas sobre o futuro do país: uns defendem que a vitória da oposição é o inicio de um novo momento democrático, em que a Ucrânia encontrará seu caminho distante da Rússia e de seu passado comunista. Outros afirmam que há interesses de grupos nazistas e fascistas infiltrados na oposição do país, o que deve minar ainda mais as oportunidades de democracia e liberdade do povo. O certo é que as ruas do país são mais um capítulo do inicio efervescente do século XXI, cheio de revoltas, reviravoltas e instabilidade de governos diversos nos quatro cantos da Terra. Ficam os votos para que essa população encontre rapidamente a melhor saída para a batalha política diante de tantos interesses diversos, poupando a sua população dos dias que vivem atualmente e que formam tantas imagens belas e tristes, de um povo em luta.


0 comments