Imagem da Semana

Por

Imagem da semana

A imagem da semana no blog é, na verdade, a “Foto do ano de 2013″, eleita no âmbito do mais importante concurso internacional de fotografias, o “World Press Photo”. Intitulada “Signal”, a foto de John Stanmeyer, dos Estados Unidos, conquistou o prêmio não apenas pela qualidade e originalidade da imagem em seus contrastes de luz e sombras, mas notadamente pela mensagem que traz.

Datada de fevereiro de 2013, a imagem retrata um grupo de emigrantes africanos na costa do Djibouti com seus telefones celulares em punho buscando sinal de rede para se comunicarem com seus familiares. Considerado um local de passagem, o pequeno país Djibouti se encontra no caminho daqueles que, emigrando principalmente da Somália, da Etiópia e da Eritréia, buscam melhores condições de vida no Oriente Médio ou na Europa.

O comentário de Jillian Edelstein, um dos membros do júri que premiou a imagem, resume uma reflexão interessante: “É uma fotografia que está ligada a tantas outras histórias – abre discussões sobre tecnologia, globalização, migração, pobreza, desespero, alienação, humanidade”.

A perspicácia do fotógrafo em registrar uma cena tão cheia de significado traz à tona uma série de temas discutidos diariamente em tantas esferas diferentes, mas que estão intrinsecamente relacionados na contemporaneidade. Neste caso, e em tantos outros, vemos que, de fato, uma imagem vale mais do que mil palavras…