Imagem da Semana

Por

A imagem da semana na verdade são várias. Fazem parte da comemoração de 60 anos de armísticio entre a Coreia do Norte e sua vizinha do sul. Como não poderia deixar de ser, o regime de King Jong-Un não poupou gastos ou esforços para montar um desfile pomposo de suas Forças Armadas.

A Coreia do Norte é atualmente conhecido como o país mais fechado do mundo politicamente. Também parece ser talvez o mais famoso, senão o único resquício dos grandes regimes do século XX, das ditaduras firmadas sobre a imagem dos grandes líderes adorados pelo “culto à personalidade”. É uma mistura do que restou do antigo comunismo Asiático e dos regimes Fascistas. Abaixo, uma imagem dos expectadores com punhos cerrados, lembrando os velhos desfiles do Nazismo, enquanto um mar de soldados marcham pela praça central. 

O regime também bastante pobre. Por mais de uma vez já necessitou de socorro internacional. Dentro de seu território, há denúncias de que faltam produtos básicos à população, que sofre até de carência alimentar. Mesmo assim e por isso, a maioria da população norte coreana faz parte das Forças Armadas, reconhecida como o maior contingente de soldados no mundo e praticamente a única ocupação possível no país. 

Abaixo, deixo um vídeo com algumas imagens retiradas do desfile. Marcam uma cena daquele tipo de beleza que assusta, nos faz sentir um misto de emoções. Ao mesmo tempo em que sabemos ao que está submetido o povo norte coreano, como qualquer outro povo à sombra de uma ditadura como essa, contemplamos a grandeza do espetáculo proporcionado pelo seu exército. Imagens ambíguas, que mesmo assim não deixam de ser fantásticas.


0 comments