Imagem da Semana

Por

A “Imagem da Semana” é parte de um trabalho artístico. Imagens que surgem graças ao trabalho de um fotógrafo, disposto a seguir a vida de um garoto que constrói bombas em uma fábrica na Síria, em uma região afetada pela guerra civil. 

Assim ganha vida para nós a realidade do garoto Issa, que desde o inicio da guerra civil síria tem ajudado seu pai na fabricação de armas. A falta de pessoas, causada pela a necessidade de se recrutar combatentes de ambos os lados, e o alto número de refugiados que fogem do país, fazem com que Issa seja uma das únicas opções para o trabalho. Mesmo aos 10 anos de idade.

É nesse clima de incerteza que segue a vida da população síria. A intervenção americana pode ser freada, graças a um acordo estipulado pela Rússia, de que a Síria entregue as armas químicas que possui em troca de tempo para negociar uma saída diferente de uma guerra frente aos EUA. O presidente Obama até pediu o adiamento da votação do Congresso, que reafirmaria a legitimidade do ataque.

Embora mais distante a possível intervenção americana, a guerra civil deve permanecer ainda por muito tempo. Ao que parece, ambas as partes excluem qualquer possibilidade de cederem ao outro lado. Também parecem não ter forças para que surja um lado vitorioso em breve. O conflito, já responsável pela morte de 100 mil pessoas, deve se estender, se transformando em um episódio dos mais sangrentos. Nesse cenário, segue a vida de Issa e milhões de sírios, refugiados ou não. 


0 comments