Há um ano...

Por

…víamos uma coincidência interessante aqui no blog. 2012 foi ano de Eurocopa, e o torneio vencido pela Espanha e realizado em conjunto pela Ucrânia e pela Polônia serviu de pano de fundo para uma onda de protestos nesses países. A situação da Europa naquele momento (e que se estende até hoje) dispensa explicações, e num ambiente de insatisfação, os governos daqueles países passaram por maus bocados para lidar com os manifestantes. 

Não parece familiar? Pois é, nessa semana de Copa das Confederações realizada no Brasil, o que vemos é uma série de protestos relativamente localizada, mas bastante pontual e expressiva, com os “levantes” contra aumentos de tarifas de ônibus em diversas cidades servindo de estopim para movimentos de protesto mais sérios e amplos. Com isso, já tivemos (e provavelmente teremos muitos ainda) protestos antes de jogos da competição, e a exemplo do caso europeu de um ano atrás, motivações aparentemente desligadas dos eventos estão por trás de um movimento de contestação que tem como alvo um problema muito maior. 

Reproduzo o último parágrafo, que poderia muito bem caber em um texto feito nessa semana. 

“O mais interessante disso tudo é ver como os protestos não são contra o evento em si, mas atitudes do governo, e até mesmo da própria sociedade, em decorrência da sua realização. Incompetência do governo, gastos desenfreados e corrupção, sociedade acomodada […] Será que podemos esperar algo parecido para 2014? Não custa sonhar.” 

Não prece uma realidade muito distante, afinal. Isso aí pessoal, postando e relembrando…


Categorias: Brasil, Europa, Há um ano...


0 comments