Há um ano...

Por

Tempo passando
Há um ano, vaias contra a presidenta Dilma marcaram o início de um jogo importante da Seleção Brasileira. Apesar de muito semelhante à situação vivida há uma semana na abertura da Copa do Mundo, o fato relatado em post do blog de um ano atrás se refere à abertura da Copa das Confederações, realizada também no Brasil, quando Dilma realizou seu discurso de abertura.

Sem questionar a suprema liberdade de expressão, vale apenas registrar que a repetição de um ato de grosseria (ainda que verbal) como esse apenas indica que os espaços reais em que a insatisfação e desejo de mudança deveriam ser mostrados continuam subaproveitados…

Outro fato interessante de um ano atrás foi a entrada no bloco europeu do nosso primeiro adversário na Copa do Mundo. Faz exatamente um ano que a Croácia teve sua aceitação oficial na União Europeia, após anos de negociação. O longo processo de adesão do país, o vigésimo oitavo membro do bloco, reflete o resultado de reformas políticas, econômicas e sociais que se passaram para esta vitória croata no processo de integração com a União Europeia.

E qual acontecimento mais marcante de um ano atrás que a onda de protestos e manifestações que se alastrou pelo Brasil afora? As imagens que já se tornaram históricas, e que registramos há um ano, hoje ainda representam um misto de sentimentos, críticas e expectativas na luta por um país melhor e cada dia menos desigual. Se todos se unem na torcida pela seleção nacional, por que não acreditar que é possível canalizar emoções e, principalmente, ações por mudanças no cenário político e social desse país tão diverso?

Esse é o “Há um ano…” na nossa Página Internacional, postando e relembrando os temas já comentados no blog!


Categorias: Brasil, Europa, Há um ano...