Há um ano...

Por

A nossa Página Internacional, como todos sabem, já tem mais de um ano. Desde o dia 24 de Janeiro, data de “nascimento” da Página e de nossa primeira postagem, foram exatamente 338 posts.

Foi realmente muita coisa de lá pra cá, ‘caiu’ o mito Obama, a crise veio e já se foi, enfim…

Só que às vezes eu fico pensando: o que teria acontecido exatamente há um ano? O que nós da Página teríamos postado há um ano atrás? E como está esse assunto hoje?

Por isso, veio a idéia de iniciarmos uma seção nova no blog, que será postada aos domingos, justamente para responder a essas perguntas. Assuntos interessantes abordados aqui há um ano estarão de volta.

Então vamos começar!

Infelizmente, não houve postagem exatamente no dia 28 de fevereiro de 2009. Mas, naquela semana, aconteceu muita coisa.

Em meio ao auge da crise internacional, o Ivan Boscariol, que hoje está na Índia, fez sua primeira contribuição ao blog (veja o post aqui) no dia 26/02. O UBS tinha sido obrigado a quebrar o sigilo de cerca de 300 clientes na Suíça. Foi um caso sem precedentes, a primeira vez que um banco suíço havia aberto dados sigilosos.

E as frases do nosso presidente também foram assunto do blog naquela semana. Lula havia dito, no dia 01/03, que o Brasil é o único país do mundo com moral pra lidar com a crise e que ia deixar isso claro na reunião do G20 que aconteceria naquela época. Eu mesmo escrevi um post criticando a frase. O resultado, no entanto, foi que o Brasil saiu mesmo da crise antes de muitos outros países. Um assunto muito polêmico pra este post, mas ainda acho que o Brasil, por mais moral que tenha, não era e nem o único país do mundo com moral, mesmo depois da crise ter passado, pra falar sobre o assunto.



E ainda foi abordado pela primeira vez um assunto que ainda renderia muitos posts: terceiro mandado do presidente colombiano Álvaro Uribe. Num texto muito bom, o Ivan Boscariol comparou o fato ao terceiro mandato do Chávez e ao tratamento dado pela mídia a ambos (veja o post completo aqui).

E o que deu do ‘causo’? Esta semana a justiça colombiana vetou a proposta e o Uribe ficou chupando o dedo. A mídia não se manifestou muito sobre o caso. No entanto, com certeza, se fosse na Venezuela, todos os jornais estariam abarrotados de matérias sobre democracia…

Bom, pessoal, por hoje é só. Este foi nosso primeiro “Há um ano…”. Evidentemente a nova seção vai melhorar ao longo do tempo até que achemos um formato ideal.

E rumo aos próximos anos de Página Internacional!


Categorias: Américas, Economia, Há um ano..., Política e Política Externa


1 comments
Bianca Fadel
Bianca Fadel

Ótimas discussões retomadas, Alcir... é realmente fascinante pensar no poder do tempo (linda imagem surrealista) e em quantas coisas aconteceram especialmente nesse intervalo de 2009 a 2010, período em que a Página Internacional tem se desenvolvido cada vez mais...Rumo aos próximos posts "Há um ano...", então ! ;)Beijos !