Há um ano...

Por

Pois é, mais um post relembrando o que aconteceu aqui na Página Internacional há um ano atrás!

Há exatamente um ano, nossa colaboradora Adriana Suzart escrevia um post legal sobre “Interesses Nacionais”. Muito interessente relermos esse post, que resgata conceitos acadêmicos importantes. Vejam o post aqui.

Mas o que estava “pegando” mesmo era o caso de um senhor chamado Omar Hassan-Bashir, presidente do Sudão. Foi nessa época que tinha sido expedido o madado de prisão contra ele pelo Tribunal Penal Internacional. Essa foto que coloquei no post foi a mesma que tinha sido postada numa antiga coluna do blog chamada “imagem da semana” (vejam o original aqui). E vejam aqui também outro post sobre a inação do Brasil frente à decisão do Tribunal Penal Internacional.

A mídia internacional em geral estava bem acalourada com relação ao tema, uma vez que havia sido a primeira prisão decretada contra um chefe de Estado em exercício.

No entanto, muitos países, como os Estados Unidos, que são contrários ao Tribunal, e quase todos os africanos, cujos presidentes estão tão ou mais sujos que o Bashir, foram contrários à medida. Hoje, ele está tão livre quanto antes… A diferença é que não se fala mais no assunto.

O outro assunto que foi tratado foi a tortura. Nessa época, nos EUA, o assunto estava quente. Chegou-se a criar uma “Comissão da Verdade”. Tema foi tratado pelo Ivan Boscariol, vejam o post aqui.

E é isso! Postando e relembrando!


Categorias: Há um ano...


0 comments