Há um ano...

Por

A partir de hoje, a coluna que nos responde o que estava acontecendo no mundo e na Página Internacional há um ano atrás será publicada aos sábados.


E quem estava no blog no dia 13 de março de 2009 era a Adriana Suzart, com um post do leitor cuja imagem é essa aí de cima (veja aqui). Estava correndo no Brasil uma discussão grande acerca do Conselho Sul-Americano de Defesa, uma vez que a primeira reunião do órgão aconteceria no dia 10 de março daquele ano. A criação do órgão foi uma proposta brasileira, feito pelo Ministro da Defesa em Fevereiro de 2008. O post da Adriana discute o fato de ter sido Hugo Chávez quem começou a conversa de se criar um órgão de defesa na região.


Nessa semana, o mundo também discutia o polêmico escudo anti mísseis dos Estados Unidos. E a Andrea Citron nos trouxe um post sobre o assunto (veja aqui). No fim do post, a Andrea escreveu: “Creio que o Obama vai cozinhar o assunto em banho-maria por um bom tempo, enquanto os maiores problemas de sua administração forem de ordem econômica. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos…”.


De fato, o problema foi ‘cozinhado’ até que a tensão foi grande a ponto de Obama desistir da idéia e propor uma nova maneira de conter os mísseis do Irã (essa era a desculpa para o projeto) em setembro do ano passado. A Rússia, por seu lado, prometeu apoiar os EUA contra os supostos planos malévolos iranianos.


Hoje, os Estados Unidos continuam encontrando problemas em aprovar sanções contra o Irã no âmbito do Conselho de Segurança da ONU, em partes por oposição da própria Rússia. No entanto, o governo russo aceitou a proposta de enriquecer urânio para o Irã em seu território um mês depois da desistência do escudo pelos EUA, numa atitude clara de cooperação.


Ainda naquela semana publiquei um post sobre outro assunto que estava na moda: Coréia do Norte. Vale a pena reler o post (veja aqui). Mas, como o assunto voltou muitas vezes ao blog, o follow up sobre a Coréia do Norte vai ficar pra outro “Há um ano…”.


É isso aí! Postanto e relembrando!


Categorias: Há um ano...