Há um ano...

Por

Há um ano, nós da Página Internacional estávamos adiantando que, ainda em 2009, estaria no Brasil o presidente do Irã, Sr. Ahmadinejad. No post original do ano passado (veja aqui), explicávamos o porquê das relações entre Brasil e Irã, que não são só políticas. Vale a pena ler de novo!

Originalmente, a visita estava marcada para o dia 06 de Maio. No entanto, o rolo das eleições por lá adiou a vinda do iriano, fato que se concretizou em novembro do ano passado. E uma visita do Lula está agendada para o Irã nos próximos meses. Promete!

Ainda naquela semana, em meio à crise financeira, houve a primeira reunião (badalada) do G20. Foi, talvez, a primeira crise no sistema internacional em que houve discussões até certo ponto sérias no nível internacional para que se chegasse a um consenso de como combatê-la. Veja aqui o post do ano passado com os comentários sobre a reunião.

Sobre o G20, interessante notar que o fórum foi mesmo levado a sério. Ou pelo menos souberam muito bem como fingir isso. Mas é quase impossível, num momento delicado, que se consiga um consenso sobre pontos tão polêmicos.

De todos os 8 pontos da resolução final discutidos aqui no blog, nenhum ponto foi levado adiante com seriedade… Falou-se em muito dinheiro, que ninguém viu, falou-se em regular salários de executivos, mas eles sempre arrumam um jeito de burlar as regras, enfim. Falou-se até em destravar a Rodada Doha, na minha opinião, o mais absurdo de todos os pontos discutidos.

Mas a crise passou e agora isso tudo é história…

E naquela semana lançávamos nosso 3° podcast! Teve até considerações sobre tele sexo!

Semaninha pouco agitada aquela, mas vale a pena relembrar!


Categorias: Há um ano..., Oriente Médio e Mundo Islâmico, Política e Política Externa