Há um ano...

Por

Há um ano tanto o blog quanto o mundo andavam bem agitados. O início de 2011 foi marcado por conflitos, tensões e algumas mudanças, que variaram muito, desde revoltas populares nos países árabes – a nossa já bem conhecida “Primavera Árabe” – até atentados contra aeroportos e o início do governo da primeira Presidenta do Brasil. Bom, vamos revisitar um pouco daquilo que foi tratado.

Na semana do dia 25/01, tivemos uma sequência de textos bem interessantes. Primeiro, o Álvaro apontava a decisão da nossa presidenta Dilma de postergar ainda mais a decisão sobre a compra dos caças para a FAB (clique aqui para relembrar). De projeto FX para FX-2 e de decisão de comprar os caças franceses para “reavaliação de todas as propostas”. Esse foi o pé em que a coisa toda estava logo no início de 2011. Vale a pena retomar porque mesmo um ano depois, esse tal pé não caminhou muito.

O segundo texto dessa semana foi publicado pelo Giovanni e tratava das diversas crises que agitavam o início de 2011. A primeira delas foi a queda de Ben-Ali, ditador tunisiano, o primeiro ditador caído da “Primavera Árabe”. No mesmo momento, a população do Egito já se organizava na praça Tahir pedindo a saída de Hosni Mubarak. Outra interessante crise ocorrida foi a de uma bomba que explodiu dentro do aeroporto russo de Domedovo, causando grandes discussões sobre os separatistas da região do Cáucaso. Todos esses temas foram muito bem abordados por ele nesse interessante texto (clique aqui para conferir).

Um terceiro texto que revelava outra tensão de 2011, de minha autoria, tratava da crise política na Costa do Marfim (clique aqui para conferir). O então presidente, Laurent Gbagbo, não queria ceder o cargo para seu sucessor democraticamente eleito Alassane Ouattara. Alguns meses após esse texto, em abril de 2011, a crise culminou na captura de Gbago por forças milicianas, com apoio de forças francesas (essa dúvida sobre se a atuação francesa foi direta ou não gerou até um pequeno bafafá internacional). Já em dezembro do ano passado o ex-presidente marfinense foi levado para o Tribunal Penal Internacional acusado de crimes contra a humanidade, realizados durante esse período de crise.

Bom, há um ano o mundo andava bem agitado. Presidenta no Brasil, tensões e conflitos no mundo árabe e atentados terroristas na Rússia. Algumas dessas questões podemos ver os desdobramentos, enquanto para outras, a ausência de um “resultado concreto” revela a permanência desses temas na agenda dos países. É isso aí, pessoal, postando e relembrando!


Categorias: Há um ano...


0 comments