Há um ano...

Por

Há um ano… esse quadro do blog que nos faz retomar as temáticas discutidas neste mesmo espaço há aproximados 365 dias, forçando-nos a reconhecer que muito do que se passa em termos de Relações Internacionais precisa de muito mais de um ano para revelar alterações profundas. Em relação a alguns assuntos, talvez mesmo décadas sejam necessárias.

E os ataques terroristas aos Estados Unidos certamente entram na lista desses “assuntos eternos”. Há um ano discutíamos o decênio deste acontecimento marcante, a partir de um viés econômico e também a partir de uma ótima reflexão em perspectiva histórica. Um ano depois, vemo-nos diante de discussões semelhantes, com a diferença (importantíssima!) de que estamos em meio às movimentadas eleições norte-americanas, com Obama sendo desafiado por um audacioso Romney.

A importante conquista do voto e da elegibilidade feminina nas eleições municipais da Arábia Saudita, a partir do ano de 2015, também foi discutida no blog. Entretanto, este fato ainda representa apenas uma pequena conquista feminina em meio a um país tão tradicionalmente machista. A polêmica recente relativa a um grupo centenas de nigerianas que foram deportadas deste país por terem chegado desacompanhadas de homens em uma peregrinação nos mostra que o desafio da luta pelos direitos das mulheres ainda é constante (e enorme) na Arábia Saudita.

O sempre polêmico Berlusconi (o qual já chegou a declarar que “em suas horas vagas era primeiro-ministro”) também constava entre os posts do blog há um ano, sendo que sua capacidade de se envolver em escândalos – e as consequências disto – foram discutidas aqui. Mesmo não ocupando mais seu antigo cargo, Berlusconi não deixa de gerar controvérsias igualmente. Ao sugerir esta semana que uma das saídas para a superação da crise econômica seria que a Alemanha abandonasse a zona do euro, o ex-primeiro-ministro italiano ainda faz jus ao seu histórico polêmico mesmo nos dias de hoje…

Pois é… e seguimos sempre relembrando e revivendo o que se passa pelo mundo aqui na nossa Página Internacional!


Categorias: Há um ano...


0 comments