Há um ano...

Por

Há um ano, talvez um dos assuntos mais comentados internacionalmente tenha sido a retirada das tropas estadunidenses do Iraque (reveja o post aqui). Após nove anos, e cumprindo uma das promessas de campanha de Obama, o fim desta polêmica e violenta ocupação mereceu destacada atenção da mídia e da comunidade internacional.

Um ano depois, contudo, a violência ainda marca a rotina iraquiana, em um estado de tensão constante que infelizmente parece não ter se alterado tanto desde a saída dos soldados norte-americanos. O medo de que a Síria venha a se tornar um “novo Iraque” ainda aparece nas discussões deste ano, em meio a um dos conflitos internacionais mais complexos e devastadores da atualidade.

Nesta mesma época do ano passado, um anúncio importante no âmbito econômico internacional também mereceu destaque: a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC), após um longo período de negociações (post aqui). Anunciada há um ano, a importante participação russa na organização (156º membro) foi oficializada apenas em agosto deste ano, sendo ainda tema de discussão na cúpula bilateral entre a União Europeia e a Rússia desta semana.

Depois da entrada da China na OMC em 2001, este fato foi considerado um dos eventos mais importantes da década no que se refere ao comércio internacional e ao incentivo ao progresso econômico a longo prazo no país.

Por fim, há um ano realizamos também aqui no blog uma interessante série sobre a Indústria de Defesa no Brasil, após a participação de três colaboradores do blog em um evento a este respeito. Vale a pena reler os posts e se inteirar sobre o assunto (sempre atual) aqui: 1, 2 e 3.

Postando e relembrando no blog, o próximo “Há um ano” será publicado já às vésperas de mais um Ano Novo. Bem-vindo seja 2013!


Categorias: Há um ano...


0 comments