Há um ano...

Por

Há um ano, a Nigéria era assunto aqui no blog. O ótimo desempenho econômico recente (PIB de 8,4% em 2010) era comparado às escassas condições sociais, com níveis altíssimos de desigualdade e pobreza extrema. A esta situação, se somam os confrontos internos entre o grupo islâmico separatista Boko Haram e a polícia no norte do país, os quais são vistos como grande ameaça à segurança nacional.

Na última semana, 23 pessoas foram vítimas fatais de mais um ataque no país, somando-se aos milhares de afetados nos últimos três anos. Demonstrando a continuidade da situação, poucos avanços foram percebidos no último ano e são tampouco esperados, infelizmente, durante os próximos meses.

Um post comemorativo em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo que vale a pena ser relido também foi publicado há um ano no blog. Um ano a mais se soma à história desta que é uma das maiores cidades do mundo, repleta de oportunidades, mas ainda de desafios a superar.

Um interessante post do leitor gerou ainda reflexão no blog há um ano, discutindo a questão da internet e sua relação com o desenvolvimento econômico e social (reveja aqui).

Por fim, uma triste situação assolava os moradores do acampamento sem-teto do Pinheirinho, em São José dos Campos/SP. Há um ano, o terreno sediou uma verdadeira guerra entre os moradores e a polícia, marcada por forte desrespeito aos Direitos Humanos e apresentada aqui no blog. A violenta desocupação do Pinheirinho completou um ano essa semana, mas a prefeitura de São José ainda não tem prazo para a construção de moradias aos desabrigados, prometida à época da reintegração de posse. Quantos anos mais serão necessários para que isso aconteça?

Postando e relembrando na Página Internacional, este é o Há um ano… 


Categorias: Há um ano...


0 comments