Há um ano...

Por


Relembrando os assuntos tratados há um ano no blog, percebemos como similaridades permeiam o histórico das relações internacionais nesse período de tempo – por vezes muitos anos são necessários para que determinados assuntos se esgotem ou, por algum motivo, deixem de cativar a atenção da mídia. Israel com certeza ainda não está nessa lista, sendo assunto recorrente nos mais diversos quesitos. Há um ano, apresentávamos no blog o rompimento de Israel com o Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra.

Esse ano, Israel-Palestina foi assunto recorrente da última sessão do Conselho de Direitos Humanos (encerrada semana passada), com várias resoluções sobre os Territórios Palestinos Ocupados sendo discutidas e, finalmente, aprovadas com o único voto contrário sendo manifestado pelos Estados Unidos. Assunto delicado, o qual ainda deverá render muitas análises no blog…

Há um ano, falávamos ainda sobre a polêmica envolvendo o posicionamento oficial de neutralidade da Igreja Católica diante das violações aos direitos humanos ocorridas na Segunda Grande Guerra. Neste âmbito, acabamos de vivenciar um momento de transição importante para a Igreja, com um novo Papa sendo eleito. Revela-se com ele a esperança de renovação dentro dos padrões ainda conservadores da Igreja, por meio de uma liderança que enfrente os novos desafios de uma sociedade em constante movimento.

Dois posts atemporais ainda merecem ser revistos: na coluna “Conversando com a Teoria” tivemos uma ótima contribuição de um leitor que trata sobre a teoria do sistema-mundo e seus autores. E uma interessante análise sobre os benefícios da cooperação internacional, especialmente técnica, foi apresentada no blog, com especial enfoque aos esforços brasileiros neste sentido – vale a pena rever. Seguimos postando e relembrando! 


Categorias: Há um ano...


0 comments