Há um ano...

Por

 


Vale a pena relembrar três assuntos principais que foram tratados no blog há um ano…

O primeiro deles é o que já foi chamado pela imprensa espanhola de “a maior disputa argentino-espanhola desde a Independência” (!). Trata-se do caso envolvendo o projeto de lei que expropriou 51% das ações da estatal petrolífera YPF, controladas pela gigante espanhola Repsol (reveja o post aqui). O assunto teve aceitação considerável no plano interno, mas diplomaticamente ainda causa polêmica, com um diálogo que parece ter tido novidades no último mês (quase um ano depois do incidente em si!). Com receio de que esse posicionamento de Cristina se estenda a outras empresas espanholas, o assunto ainda se mostra sensível entre os dois países.

A Espanha, aliás, foi assunto do blog na mesma semana por outro motivo (reveja aqui): o registro dos maiores índices nacionais de desemprego dos últimos vinte anos no país. Ao invés de melhorar, infelizmente a situação atinge novos recordes negativos, superando a máxima do último ano: pela primeira vez, mais de 6 milhões de espanhóis em meio à população economicamente ativa estão em busca de trabalho. Com altos índices de recessão e poucas perspectivas de mudança no curto prazo, o país parece ainda não ter muito o que comemorar no feriado da próxima quarta-feira.

Por fim, a constatação de que, pela primeira vez na história, segundo estudos especializados, havia mais mexicanos voltando para casa do que indo para os Estados Unidos foi assunto também no blog há um ano (confira novamente aqui). Trata-se de um assunto interessante e cujas perspectivas foram apresentadas de forma bastante interessante no post.

Texto atemporal, vale a pena ainda reler aqui uma excelente contribuição feita para a nossa coluna “Conversando com a Teoria”, em que o “Terceiro Grande Debate” (sobre “como estudar” as Relações Internacionais) é introduzido – com a apresentação de elementos de novas teorias na área (tais como a Teoria Crítica, do Construtivismo, do Pós-Modernismo ou da Teoria Normativa). A este propósito, não deixe de conferir os demais textos dessa coluna teórica (disponíveis aqui), trata-se de um importante material de consulta para os interessados em estudos em Relações Internacionais.

Postando e relembrando, esse é o objetivo do “Há um ano…” na Página Internacional! 


Categorias: Há um ano...


0 comments