Há um ano...

Por

Há um ano, duas postagens sobre eleições de 2012 se destacavam na Página Internacional. No dia 07 de maio, se falava sobre a eleição do socialista François Hollande e a saída de cena de Nicolas Sarkozy na França. A expectativa era, depois de um governo espetaculoso e cheio de escândalos e problemas na economia, que o liberal comedido Hollande fosse a representação do “candidato normal” e conseguisse recolocar o país nos trihos. Pois bem, na postagem dessa semana, já vimos como as coisas não vão tão bem – as dificuldades econômicas e políticas que emperram o cumprimento de promessas de campanha está minando a popularidade do presidente francês, que agora se vê em situação tão complicada quanto seu antecessor.

A postagem seguinte, no dia 08 de maio, falava de uma eleição ainda mais espinhosa, com a até então indefinida questão da sucessão presidencial no Egito (após mais de um ano da renúncia de Hosni Mubarak) e os protestos que eram causados pelo governo militar interino. Por um lado, as eleições realmente ocorreram em junho daquele ano, e o estigma da militarização arrefeceu um pouco. Por outro lado, a ascensão em poder de grupos islâmicos como a Irmandade Muçulmana e o caldeirão político que existe por lá resultam em mudanças drásticas na política externa do país e em problemas de ordem interna, com insatisfação generalizada e a persistência de boa parte dos problemas que causaram a queda de Mubarak (que por sinal está sendo julgado nesse fim de semana pela morte de manifestantes nas revoltas de 2011). Ou seja, mesmo com a eleição definida, pouca coisa mudou. 

Por fim, no dia 13, tivemos uma postagem especial, com o início da série de colaborações da leitora Tamiris Batista, “Ideias que transcendem fronteiras”, tratando nesse primeiro texto da diversidade sexual. Após um ano, o conteúdo de seus textos se mostra muito atual (e o será por muito tempo), e fica a indicação de leitura dessa instigante e importante colaboração que se iniciava há um ano. 

 E vamos que vamos pessoal, postando e relembrando…


Categorias: Há um ano...


0 comments