Entre cinzas vulcânicas e funerais

Por

Neste domingo, ocorreu o enterro do presidente da Polônia Lech Kaczynski e de sua esposa, ambos falecidos em decorrência de um desastre aéreo de grandes proporções na Rússia há aproximadamente uma semana. Nesta ocasião, faleceram todas as 96 pessoas que se encontravam no vôo em direção ao memorial de Katyn, na Rússia – local, ironicamente, onde, em 1940, mais de 20 mil polacos foram mortos pela polícia política soviética.

Dentre as pessoas falecidas é necessário destacar que se encontravam importantes governantes, deputados e representantes das forças armadas do país, representando uma perda política considerável para a Polônia. O enterro do presidente polaco neste domingo foi marcado pela presença de mais de 150 mil pessoas, dentre as quais, contudo, não se encontravam os principais líderes mundiais.

Tais líderes se viram impossibilitados de participarem da cerimônia por conta das dificuldades no tráfego aéreo oriundas das cinzas vulcânicas da Islândia (causadas pela erupção do vulcão Eyjafallajokull nos últimos dias). Desta forma, apenas 18 delegações oficiais compareceram com seus principais representantes (sendo que 98 delegações haviam confirmado presença), em que se destaque a ausência, por exemplo, de Barack Obama e Angela Merkel.

O fato, contudo, mais marcante em termos políticos ocorrido neste momento fúnebre foi a presença do presidente russo, Dmitri Medvedev, ao enterro polaco. Deve-se ressaltar que se trata de sua primeira visita à Polônia, sendo que a intenção do presidente polonês com sua fatídica viagem seria homenagear os poloneses mortos na Rússia à época da Segunda Grande Guerra e pressionar Moscou para reconhecer os crimes soviéticos.

O presidente russo, além de marcar presença no funeral do presidente da Polônia, chegou a declarar que “os dois países estão dando um passo em direção ao futuro” (mais informações aqui), indicando a possibilidade de maior aproximação entre estes. Mesmo que postumamente, então, pode-se avaliar que talvez Kaczynski tenha atingido o objetivo de sua viagem.


Categorias: Europa


0 comments