Divulgação – I Fórum de Paradiplomacia

Por

logo_forum_paradiplomacia-MAIOR

Prezado leitor,

Estão abertas as inscrições para o “I Fórum Universitário de Paradiplomacia” a ser realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nos dias 22 e 23 de maio de 2014.

Logo abaixo você verá um breve resumo do evento organizado pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, o qual abordará temáticas envolvendo cooperação internacional descentralizada (CID), mobilidade urbana e políticas públicas.

“A emergência da paradiplomacia – as relações internacionais exercidas por governos subnacionais – é um fenômeno que deve ser amplamente discutido por profissionais da área, bem como estudado e compreendido por futuros bacharéis em Relações Internacionais. A possibilidade de atividades internacionais serem promovidas por entes subnacionais confere mais oportunidades aos estados, regiões e cidades para responderem às suas demandas locais.

Tendo isso em vista, a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais idealizou o I Fórum Universitário de Paradiplomacia, que acontecerá nos dias 22 e 23 de maio de 2014, no Palácio dos Bandeirantes, com o objetivo de estabelecer um panorama geral da Cooperação Internacional Descentralizada (CID), desde conceitos pertinentes até ações concretizadas, contribuindo para o suporte metodológico da prática e permitindo que estudantes de Relações Internacionais entrem em contato com essa realidade. Além de mesas de debates, é o primeiro evento do tema no mundo com uma simulação de negociações paradiplomáticas, oportunidade para os estudantes vivenciarem essa atuação profissional enquanto ainda estão na graduação.

No dia 22, serão realizadas três mesas de debates, abordando os temas “A Internacionalização dos Entes Subnacionais”, “Aspectos Jurídicos e Potencialidades da CID” e “Os Atores da CID”, e uma apresentação sobre Empreendedorismo e relações internacionais. Terá início a simulação com estudantes de dez universidades de São Paulo. O tema da simulação é “Mobilidade Urbana”, no contexto do projeto “2014, Ano Île-de-France – São Paulo para o Desenvolvimento Urbano Sustentável”, iniciativa estabelecida pelo Protocolo de Intenções assinado pelo Estado de São Paulo e pela região Île-de-France em 13 de dezembro de 2013. Os estudantes atuarão como representantes de três entidades de cada região: Por São Paulo, Assessoria Especial para Assuntos Internacionais, Emplasa e Secretaria de Transportes Metropolitanos, e por Île-de-France, Unité des Affaires Internationales et Européennes, Institut d’Aménagement et d’Urbanism e Syndicat des Transports d’Île-de-France.

No dia 23, a simulação terá continuidade e os grupos deverão elaborar um projeto com propostas para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo. Em seguida, o Assessor Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Tavares, fará uma apresentação sobre as novas tendências nas Relações Internacionais e convidará para um bate-papo o diplomata Ministro Laudemar Aguiar, Chefe da Coordenadoria de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O I Fórum Universitário de Paradiplomacia é uma ideia inédita que busca criar espaço para discussão de novos temas nas relações internacionais entre profissionais, acadêmicos e estudantes, apresentar potencialidades no mercado de trabalho, estimular o networking e promover a troca de experiências e a produção e difusão de conhecimentos”.

Para maiores informações, visite a página web do evento: www.facebook.com/forumparadiplomacia

Participe!

[A Página Internacional aproveita para destacar que é aberta à divulgação de eventos em qualquer área correlata às Relações Internacionais. Acreditamos que o contato entre estudantes de diversas áreas é muito relevante para que possamos crescer como uma comunidade de interessados nos temas internacionais. Para dúvidas, posts, parcerias ou qualquer outro tema que acharem relevante, enviem um e-mail para [email protected]].


Categorias: Post Especial


0 comments