De volta aos saudosos tempos da espionagem!

Por

Foi revelado que Ahmed Wali Karzai, irmão do atual presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, está há anos recebendo pagamentos da CIA, a agência de inteligência estado-unidense. Não só para a obtenção de informações, mas diz-se que Ahmed também recrutava milicianos para compor forças para-militares anti-Taleban na província de Kandahar no Afeganisão, uma força que poderia usar de métodos “menos éticos”, já que não era oficial.

Pra complicar ainda mais a questão, o indivíduo ainda estaria fortemente ligado ao tráfico de ópio da região, que é a principal fonte de recursos do Taleban. Malandro como todo informante bem-remunerado, já negou veemente a história.

Devem estar pensando – pera aí, os EUA pagavam um traficante, irmão do presidente que vive em um caos político, para recrutar para-militares anti-Taleban? Sim, é assim que funciona a espionagem dos EUA! Ações sem sentido legitimadas por diretrizes não melhor elaboradas!

Como será que são as reuniões em que se decidem esse tipo de iniciativa? Como eles pensaram que uma pessoa desse tipo nunca fosse vazar informações? Isso se complica quando levamos em consideração, com total certeza, de que há muito mais pessoas de “baixa índole” na folha de pagamentos da CIA, FBI, ASN, etc.

É como se tivéssemos voltado à Guerra Fria, com aquele número expressivo de informantes das mais diferentes origens que repassavam informações conflituosas para ambas as partes, que em vez de trazer segurança para o processo de tomada de decisão, só acabavam por trazer medo e paranóia aos órgãos de segurança nacional.

Devemos lembrar que nosso querido presidente Obamenon sempre afirmou que seu governo seria diferente no que é relativo a espionagem e etc… Mas é muito difícil um presidente modificar em 180 graus toda uma tendência na Segurança e Defesa de um país, o que piora quando tratamos do principal vilão do século XXI, o TERRORISMO! Tudo em nome ao combate ao TERRORISMO! Sim, aquela ameaça que mata menos que a fome, várias doenças que já tem cura, etc…

Com esse bicho-papão no armário de todos os políticos americanos (e de seus eleitores), infelizmente esse tipo de bizarrice continuará a ocorrer. As políticas de perpetuação do medo continuarão (pois trazem resultado) e os informantes que forem espertos continuarão sendo pagos. Não importa o que Obama – supostamente – faça.


Categorias: Ásia e Oceania, Estados Unidos


0 comments