Conversando com a Teoria

Por

E vamos para mais um estudo de caso, dessa vez mais abrangente, para ajudar a consolidar o entendimento das linhas gerais do Neoliberalismo, mas que também deixa margem para interpretação de outros marcos teóricos.

A União Europeia é um caso dos mais interessantes para aplicarmos o pensamento liberal-institucionalista. Se hoje enfrenta problemas, ainda assim é o caso de integração regional de maior sucesso até hoje. Representaria bem o espírito da interdependência complexa, com cooperação envolvendo os múltiplos canais de comunicação e negociação, a agenda múltipla, e o uso decrescente da força militar, no âmbito de uma organização supranacional.

E a crise atual? Oras, é justamente a interdependência complexa agindo. A debilidade atual foi desencadeada pela crise do endividamento público de muitos países europeus, o que envolve suas finanças, por conseguinte afetando suas políticas quanto ao bloco, e suas economias em geral. Vejam o caso de Portugal: precisando de ajuda financeira, precisa tomar medidas mais austeras para conter o déficit e se adequar às metas de participação no bloco. Diminuem salários, aumenta o desemprego, a economia esfria. Isso afeta as importações, o que rebate em outros países europeus que sejam seus parceiros econômicos. Quanto aos demais, se a ajuda econômica for dada, estarão pagando pelos problemas de outrem. Por outro lado, manter a coisa como está vai criar uma bola de neve (temida desde os problemas na Grécia) que pode arrastar ainda mais países outros para o buraco.

Pode parecer irônico que um mecanismo de integração esteja passando por dificuldades justamente por sua característica de interconexão e efeitos recíprocos. Mas isso apenas demonstra duas importantes idéias do Neoliberalismo: a amplitude da questão, envolvendo atores não estatais, e diversos interesses que vão além do Estado e da segurança, vista na existência de discordâncias em diversos estratos (governo, empresas, etc.) quanto ao tema da “crise”; e que, bem ou mal, a UE em si é uma importante arena de discussões e concertos com relação à política européia – ou seja, se as coisas andam mal com ela, pior sem…


Categorias: Conversando com a Teoria, Economia, Europa


0 comments