Comprometamo-nos!

Por

 

Pessoas que marcam o cenário internacional constroem suas trajetórias todos os dias. Através de suas obras, decisões e posicionamentos, delineiam o curso da história e reavivam a esperança de melhoras e mudanças positivas. Em um dado momento, porém, estas pessoas inevitavelmente nos deixam, perpetuando-se na forma de seus legados.

E ontem foi a exemplar trajetória de Stéphane Hessel que se eternizou, levando-nos a realizar merecidas homenagens póstumas. Após sobreviver aos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial, este franco-alemão iniciou sua carreira diplomática, fortemente marcada pela defesa dos direitos humanos e de causas humanitárias. Um marco importante foi sua participação na elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, contribuindo, a partir daí, durante toda sua vida para o avanço dos direitos humanos pelo mundo.

Já ao final de sua vida, talvez uma de suas mais importantes contribuições tenha ainda ocorrido: seu livro “Indignai-vos!” (2010) foi um chamado à resistência dos jovens, uma forte crítica para que se indignem contra a situação atual de forte dominação do capital e das altas finanças econômicas. Este livro (disponível aqui), com cerca de quatro milhões de exemplares vendidos pelo mundo afora, foi a inspiração dos movimentos mundiais contra as injustiças sociais e econômicas, tal como os “Indignados” espanhóis.

Mais importante ainda que a indignação, seu chamado ao comprometimento dos jovens representa um esforço que deve ser perpetuado por todos nós, cada qual em seu contexto e através de seus instrumentos. Indignados e inspirados pela trajetória deste pensador, comprometamo-nos, pois, em busca de também fazermos a diferença em nossos próprios entornos sociais. 


Categorias: Assistência Humanitária, Direitos Humanos, Post Especial


0 comments