Como assim?!

Por

[Post rápido]

Como assim? Obama ganha o Nobel da Paz? Com certeza nem ele acreditou.

Ganhou o prêmio pelos ‘esforços diplomáticos’. Tudo bem que ele esteve em vários países, fez discursos memoráveis (veja aqui comentários sobre o discurso do Egito).

Mas o fato é que Obama até agora não fez nada de concreto pela paz mundial. Discursos idealizados sobre um mundo sem armas nucleares, oriente médio, duas guerras nas costas… enfim… não é o estereótipo de um Nobel da Paz.

E as críticas não foram leves

Mas com certeza nenhum outro Nobel da Paz até agora teve tanto poder de mudar algo como Obama tem. O mundo inteiro gosta dele, ainda tem maioria no Congresso americano (pelo menos até as próximas eleições) e é, pelo menos na teoria, o homem mais poderoso do mundo, o presidente dos Estados Unidos da América. Não é pouca coisa. Já houve dois outros presidentes americanos em exercício a ganharem o Nobel da Paz (Woodrow Wilson e Theodore Roosevelt), mas nenhum com tantas possibilidades como Obama.

[Tá certo que quase nada em termos de mudanças também foi feito nos EUA, mas ele ainda tem algum tempo pela frente…]

E aí está a grande sacada do Parlamento Norueguês (que decide o Nobel da Paz). Obama agora está mais pressionado ainda a fazer algo pela paz mundial. E ele pode fazer isso. É um chamado para a ação, como ele mesmo disse.

Por isso, talvez não tenha sido tanta supresa assim a escolha do Obama pelo que pode fazer, e não pelo que tenha feito.


Categorias: Estados Unidos


3 comments
Alcir Candido
Alcir Candido

hauhuahpois é. Ironias do destino. Postei o Glu-GLu Ie Ie e o danado ganha o Nobel!

Luís Felipe Kitamura
Luís Felipe Kitamura

Caros,Engraçado que bem na semana em que o Alcir escreveu sobre o "Obama gluglu ieie" ele me ganha o Nobel da Paz... Eu concordo com a Bianca. O prêmio é um incentivo para o presidente da (ainda) maior potência do mundo para agir de uma forma mais positiva e multilateral. Porém, eu tenho certeza que existem tantos milhares de ativistas que mereçam muito mais o prêmio, assim como o dinheiro - para auxiliar em seus projetos. Acho que o Obama deve ter pensado que era uma "pegadinho do malandro" quando ligaram avisando, antes das sete da manhã, que ele havia ganhado o mesmo prêmio de um dos seus exemplos (Luther King), sem nem mesmo saber que estava concorrendo ao mesmo. Foi genuína a surpresa de Obama. Não era para menos...Abraços

Bianca Fadel
Bianca Fadel

É inegável a surpresa generalizada com o tão tradicional Prêmio Nobel da Paz sendo entregue ao "recém-chegado" à presidência norte-americana.Mas, em minha opinião, inquestionável é o poder (seja retórico, econômico ou militar) que está nas mãos de Obama e que ele sabe manipular como ninguém. E um prêmio como este apenas vem a enfatizar suas obrigações com a paz mundial neste sentido.Apesar das críticas, fiquei bastante feliz com a escolha e com a humildade com a qual Obama a recebeu (pelo menos a partir de seus discursos). "Um chamado a ação"... pois bem, talvez seja exatamente isso que o mundo esteja precisando...Até mais ! ;)