Como assim? Obama ganha o Nobel da Paz? Com certeza nem ele acreditou.
Ganhou o prêmio pelos ‘esforços diplomáticos’. Tudo bem que ele esteve em vários países, fez discursos memoráveis (veja aqui comentários sobre o discurso do Egito).
Mas o fato é que Obama até agora não fez nada de concreto pela paz mundial. Discursos idealizados sobre um mundo sem armas nucleares, oriente médio, duas guerras nas costas… enfim… não é o estereótipo de um Nobel da Paz.
E as críticas não foram leves…
Mas com certeza nenhum outro Nobel da Paz até agora teve tanto poder de mudar algo como Obama tem. O mundo inteiro gosta dele, ainda tem maioria no Congresso americano (pelo menos até as próximas eleições) e é, pelo menos na teoria, o homem mais poderoso do mundo, o presidente dos Estados Unidos da América. Não é pouca coisa. Já houve dois outros presidentes americanos em exercício a ganharem o Nobel da Paz (Woodrow Wilson e Theodore Roosevelt), mas nenhum com tantas possibilidades como Obama.
[Tá certo que quase nada em termos de mudanças também foi feito nos EUA, mas ele ainda tem algum tempo pela frente…]
E aí está a grande sacada do Parlamento Norueguês (que decide o Nobel da Paz). Obama agora está mais pressionado ainda a fazer algo pela paz mundial. E ele pode fazer isso. É um chamado para a ação, como ele mesmo disse.
Por isso, talvez não tenha sido tanta supresa assim a escolha do Obama pelo que pode fazer, e não pelo que tenha feito.