Comemoração internacional

Por

[Post rápido, apenas para registrar uma data marcante para as Relações Internacionais, o Dia Internacional dos Direitos Humanos.]

10 de dezembro. Nesta data, há 62 anos, no âmbito da Assembléia Geral das Nações Unidas, a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi aprovada. Desta forma, eis que se comemora no mundo inteiro esta data como o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em memória a este feito tão marcante no cenário internacional.

Neste ano, a homenagem foi voltada especialmente aos ativistas de Direitos Humanos, aqueles cujo trabalho se mostra “fundamental para conseguir liberdade, paz, desenvolvimento e justiça em qualquer lugar do mundo”.

Sabe-se que a discussão acerca de temas nesta esfera envolve muitos aspectos, de forma que se pode, em certa medida, questionar até que ponto esta comemoração efetivamente reflete as atuais condições no contexto internacional. O caso Sakineh, cuja polêmica tem predominado na mídia internacional nos últimos tempos, constitui um exemplo desta afirmação. Enquanto determinadas fontes acreditam que esta questão não se trata de Direitos Humanos, a repercussão desta situação tem demonstrado o quanto a temática humanitária ainda pode se desenvolver na sociedade internacional em geral…


Categorias: Assistência Humanitária, Direitos Humanos, Post Especial


0 comments