Coitado do cavalo marinho…

Por

Hoje é dia de América do Sul aqui no blog. Está acontecendo muita coisa por aqui e vamos tecer nossos comentários. E não se esqueçam dos podcasts aqui do lado!

1. Santo do Pau Oco: Aliás, de oco esse pau não tem nada… Essas três mocinhas aí dizem ter filhos do ex-bispo presidente do Paraguai Fernando Lugo. Aliás, um dos filhos ele já assumiu. Dizem que malando é o cavalo marinho (que aprendeu a nadar pra não puxar carroça), mas esse Lugo está querendo tomar o posto do bixinho.

O que ele faz da vida particular dele não é problema de ninguém. Se ele é da Igreja ou não, no máximo ele deve resolver entre os clérigos. Acontece que, quando se trata de um presidente que se elegeu em grande parte por conta dos votos da população católica, é outra história.

Pelo que tenho visto, a população por lá não está muito se importando com isso tudo. Pelo menos até essa semana, quando apareceram mais duas supostas mães. Mas a oposição, ah, essa está muito esperta. A situação no Paraguai não está muito boa e esse episódio só vai servir pra abrir uma crise política por lá.

O problema é que não há o que fazer. O cara está contra a parede. Como já diz o ditado: “Quem pariu Mateus que o embale”. E nesse caso o Mateus não é o filho da mulher do padre, e sim o governo que o Lugo construiu com apoio da esquerda e de grande parte da população, num fenômeno já meio comum aqui na América do Sul há um tempinho. Depois de conseguir derrubar o domínio quase centenário do partido colorado, é possível que o novo governo apanhe para superar mais uma crise, desta vez bem maior, já que envolve o caráter do chefe.

2. (quase) Assassinato: E essa do Morales agora de falar que estavam querendo matar ele? Pois é, pode ser que seja verdade, mas tem um outro mais pra cima, amigo dele, que sempre em véspera de referendo, votação ou quando a coisa está apertando aparece com algum opositor que queria matá-lo. Outro que quer tomar o posto do cavalo marinho…

No entanto, devemos ressaltar que há evidências de que, de fato, tinha quem quisesse matar o coitado do Evo, mas é óbvio também que ele está se aproveitando disso fazendo um verdadeiro escândalo por lá.

3. De novo? Pois é. Mais uma vez o Chávez vem com uma contra algum político da oposição. Nem vou entrar em detalhes. Depois de nacionalizar portos, estradas e aeroportos dos estados da oposição, parece que agora a briga é direta. O motivo? Crise econômica, petróleo com preço baixo, inflação, desabastecimento, enfim, todos os problemas que a Venezuela está tendo e que a gente já vem discutindo por aqui há um tempo.

Do jeito que a coisa está na Venezuela, é mais fácil o presidente incitar a população com um discurso qualquer pra mandar prender um oposicionista e acalmar os ânimos enquanto a crise passa do que tomar alguma atitude séria. Além disso, é uma forma de fazer a oposição também se calar, afinal, já diz o ditado que quem tem, tem medo.

É pessoal, desse jeito o cavalo marinho, coitado, vai ter de aprender a puxar carroça mesmo…


Categorias: Américas


3 comments
Bianca Fadel
Bianca Fadel

Bom, alguns dias (vários, reconheço) sem aparecer por aqui e o blog está (ainda mais) incrível !Posts variados, ironia sutil, imagens, podcasts, novos seguidores, enfim... um bom trabalho sendo reconhecido como tal !Apesar de, por ora, não discutir ou criticar os vários posts que merecem discussão por aqui, achei importante registrar esse comentário parabenizando pelo trabalho que está sendo realizado por vocês, na área de Relações Internacionais !Até mais ! =)

Alcir Candido
Alcir Candido

Pois é, João, infelizmente está cheio disso por aqui na América do Sul...Obrigado por aparecer por aquie não deixe de ouvir nossos podcasts!até mais

joao Assis
joao Assis

Realmente temos aqui na America do Sul uma grande quantidade de governantes que atrapalham qualquer sinal de avanço,e o pior de tudo isso é o legado que esses homens deixam,ou seja,uma população dividida,estragam uma geração inteira de cada vez,seus atos deixam rastros profundos,e o povo paga a conta,como sempre.Abraços.