Chutando cachorro morto

Por


O Bin Laden apareceu de novo. Desta vez ele quer derrubar o presidente da Somália. Seria um pleonasmo, do tipo subir pra cima? É a primeira vez na vida que ouço alguém querer derrubar outro que já está no chão.

Sinceramente, eu esperava mais do Bin Laden. Pra quem estava há uns tempos atirando aviões contra os poderosos Estados Unidos, ele está jogando baixo.

Não que o coitado do presidente deva ser derrubado. Acontece que a Somália só tem presidente no papel. O único lugar onde o presidente tem autoridade é no centro da capital Mogadíscio. O parlamento do país se reune em um hotel perto da fronteira, em terrirório da Etiópia. Por aí já se vê…

É, com certeza, aquilo que se pode chamar de Estado Falido. O poder central não tem poder nenhum, as condições sociais são as piores possíveis e grupos rebeldes lutam pela hegemonia do país, financiados pelos atos de pirataria que ficaram famosos nos jornais.

É uma mistura de radicalismo religioso, pobreza, instabilidade social. Enfim, é um caos. E o pior é que muito pouco se pode fazer. A ONU, coitada, a gente já conhece. E nenhum país tem interesses suficientes na região para bancar uma empreitada contra quem quer que seja por lá. Ainda mais depois do ‘exemplo’ dos EUA no Iraque e no Afeganistão. Já se diz que quem é esperto mesmo aprende com os erros dos outros.

O resto é idealismo: temos de fazer alguma coisa, os países têm de se unir, isso é um absurdo. Disso todo mundo sabe, na prática é tudo mais difícil.

Aí agora vem o Bin Laden querendo derrubar o coitado do presidente. Pra mim é chutar cachorro morto, chover no molhado.

Foi-se o tempo em que havia outros presidentes mais estáveis no poder pra ele querer derrubar. Agora que foram embora dá nisso.


Categorias: África


2 comments
Alcir Candido
Alcir Candido

Valeu, Sílvio! O objetivo do blog é esse mesmo, ser um espaço aberto e irreverente ao tratar de Relações Internacionais. Normalmente, os espaços que existem são acadêmicos e voltados para profissionais da área.Não deixe de baixar nossos podcasts, e, se quiser, pode postar aqui tb, temos espaços para nossos leitores.E, também, dê uma mãozinha na divulgação!!valeu!