Carne de cavalo?

Por

 

Já que não foi assunto da segunda-feira, de hoje não pode passar no blog um breve comentário sobre a polêmica questão da carne de cavalo mascarada de carne bovina que está ilustrando as manchetes de toda a Europa nestes dias.

A situação ilustra de forma notável as relações comerciais internacionais e a forma como os problemas locais hoje podem alcançar imediatas proporções globais. Resumo (dos primeiros atos?) desta ópera europeia: escândalo no Reino Unido; cavalos desaparecidos na Irlanda; reclamações com empresas de comidas congeladas na França; matadouros detectados na Romênia, país fornecedor de carne; investigações, processos e acusações em todo o continente; e reunião extraordinária de emergência da União Europeia marcada para esta tarde na Bélgica.

Ufa! A extensão deste problema ainda não está 100% clara e a cadeia alimentícia de consequências é complexa. Na verdade, o escândalo começou em janeiro com problemas detectados em relação à carne de hambúrgueres no Reino Unido e na Irlanda. Na última semana, contudo, testes realizados em comidas congeladas provenientes da França reativaram a polêmica ao demonstrarem que o recheio de carne dita “bovina” de lasanhas congeladas poderia ser até totalmente composto, na verdade, por carne equina.

As investigações judiciais em relação à proveniência da carne e as rotulagens dos produtos estão ocorrendo e as medidas/sanções a nível europeu estão sendo discutidas agora em Bruxelas. Trata-se certamente de um grave problema internacional, o qual demanda mobilização de todas as partes para descobrir as fraudes, avaliar as proporções exatas do problema, e evitar ainda que toda a produção de carne europeia seja afetada, o que pode gerar graves consequências a uma Europa já economicamente pouco estável nestes últimos tempos… 


Categorias: Economia, Europa, Polêmica


0 comments