Alguém lembra da ONU?

Por

FMI, Banco Mundial, OMC, etc. As organizações financeiras estão tendo papel fundamental na luta contra a marolinha, mas… e a ONU? 

Qual foi a última declaração relevante da ONU sobre a crise?

Porque ninguém lembra de nenhuma? Porque mesmo a Organização das Nações Unidas tendo o Ecofin, ECOSOC, a UNCTAD e  mais alguns organismos e comitês (caramba, vai ter tanto comitê assim na Câmara) pra discutir questões economicas e/ou financeiras, nenhum realmente importa. Já que, tirando a UNCTAD (comércio e desenvolvimento), esses organismos tem suas propostas cobertas por outros organismos internacionais de maior relevância. Sendo que esses, como a OMC, tem um caráter mais incisivo e mandatório com grande impacto na mídia, enquanto a ONU tem “apenas” um caráter recomendatório (os Estados não são obrigados a seguir suas resoluções e documentos). 

Pra piorar, os fórums e grupos como G20, G8, etc., tomaram de assalto o papel das Nações Unidas de órgão de resolução de problemas, relegando a ela um simples caráter de palanque de políticas externas. São distantes os dias em que a Assembléia Geral criou Israel ou até mesmo quando ajudou a terminar o conflito no Chipre. Sem contar as diversas ações pequenas realizadas pelo globo que ajudaram muitas pessoas, mesmo que sendo poucas de cada vez.

Eu acredito na ONU e que ela pode ter um papel fundamental na melhora das condições de vida no mundo. Tanto que existem diversos cases de sucesso de suas missões, que na minha opinião superam as falhas desastrosas que comprometam sua visibilidade (olá, Missão da Somália). Mas já que os governos continuam a tratar com descaso as missões de paz e as resoluções do Conselho de Segurança, começo a mudar de idéia…


Categorias: Economia, Organizações Internacionais, Polêmica


11 comments
pedro moro
pedro moro

É o mapa mundial verdadeiro. Eles sempre zombaram de nós. Sempre fomos tratados como gado e sendo levado ao matadouro.

Ronan
Ronan

Qual o continente q naum aparece no simbolo da ONU???

Alcir Candido
Alcir Candido

É uma pena, Nelson, que uma organização que deveria ser tão importante para o mundo esteja perdida como a ONU.Sinceramente, eu não vejo muita saída, não, mas ainda tenho esperança que um dia a ONU possa cumprir com seu papel.No entanto, temos de destacar também que há trabalhos que a ONU faz, como aqueles ligados à questões de alimentação em muitos países, que dão certo. São maneiras também de se alcançar os objetivos principais da organização.Mas no principal, que é manter a paz e a segurança internacional, está meio difícil.

ProfessorNelsonMS
ProfessorNelsonMS

Ivan,A ONU tem atividades de enorme, e importante, abrangência, tem uma estrutura, que entendo, não ser nada fácil de coordenar e manter coerência entre seus setores.Além disso, tem de resolver algo muito difícil de ser superado que é a defesa de interesses individualistas de alguns grupos, chamamos este último de corporativismo. Ressalto, também, a desmoralização que sofreu por ser desrespeitada por países, e não foi um só, que resolveram usar a força para resolver suas questões. Se lembrarmos as razões e as propostas que nortearam a criação da ONU, perceberemos que, atualmente, ela está longe de alcançar estes objetivos, e constataremos que o caos está instaurado. Eu, assim como você, acredito na reestruturação dessa organização, mas levará um bom tempo para recuperar a credibilidade que merece e que necessitamos.Um abraço.Nelson

Ivan
Ivan

Stanley, antes de tudo, obrigado pelos comentários!O símbolo é composto de dois elementos, o primeiro, o globo (com um mapa a partir do polo norte, para destacar, como vc disse, a ordem bipolar) representa obviamente o escopo da organizaçãoe o segundo, os ramos de oliveira, são para simbolizar a paz, que é o objetivo da organização

Stanley Rossine
Stanley Rossine

Continuando o meu comentário, o símbolo da ONU reflete o mundo no pós 2ªguerra mundial. Na visão geopolítica estamos vendo o mundo sob a ótica bipolar, com os EUA e a antiga URSS ao centro, que eram as potências mundiais na época. Por isso a ONU possui esse símbolo.abraço,Stanley

Alcir Candido
Alcir Candido

Olá, Stanley!vou deixar essa pro autor do post, o Ivan Boscariol, mais tarde ele deve aparecer por aqui.t +

Stanley Rossine
Stanley Rossine

Estava lendo o seu blog, muito bom e vi que vc gosta de analisar o cenário mundial. Diante da foto que vc postou da ONU, vc sabe pq ela possui este símbolo?Abraço,Stanley

Alcir Candido
Alcir Candido

Mais diHITTescrito por stanleyrossine Site: http://www.stanleyrossine.blogspot.com "Olá,Considero que a ONU ao longo dos anos foi perdendo sua importância devido a interesses menores e estritamente nacionais, como o dos EUA. Sempre que alguma proposta debatida nesta entidade feria interesses de algum país, outros a rejeitavam, eram excluidas...desta maneira, numa organização multilateral como esta, fica complicado primar pela paz mundial, um objetivo maior e que envolve todos. Não poderia me reputar em citar o defasado Conselho de Segurança que foi gerado no pós-guerra, com 5 países e que hoje só serve para atrapalhar as decisões que surtem efeito mundial.Agradeço a atenção,Stanley(www.stanleyrossine.blogspot.com)"

Alcir Candido
Alcir Candido

Comentário do diHITTescrito por terezabSite: http://retalhosremendos.blogspot.com/ "Pois eu também estou vendo a ONU com outros olhos, sem a credibilidade que antes tinha.Se ninguém é obrigada a seguir...serve pra quê?valeu!"

Alcir Candido
Alcir Candido

Ivan, vc anda bem nostálgico ultimamente!hauhuabelo post!t +