A Página Internacional vai virar livro!

Por

“Eu te amo para começar a amar-te,

para recomeçar o infinito

e para não deixar de amar-te nunca:

por isso não te amo todavia.”

Eis uma estrofe dos Cem Sonetos de Amor do poeta, e também diplomata, Pablo Neruda. Eis o amor de cada membro da Página Internacional pelo blog. Amor e dedicação, ingredientes essenciais para qualquer sucesso. O mais recente: a conquista do concurso “BlogBooks” na categoria Política, promovido pelo Portal Ediouro, e, conseqüentemente, a possibilidade de se tornar livro (confiram a premiação aqui). É uma emoção indescritível, a ponto de as palavras não alcançarem a voz, mas capazes de inundarem o coração e o espírito. Um sentimento para se sentir, um amor para não amar o suficiente nunca e, assim, prosseguir amando o blog e o que fazemos.

E quem diria que chegaríamos onde chegamos? Por certo, em nossas pretensões iniciais com o blog, não sonhávamos tão alto. Iniciativa capitaneada pelo Alcir e que logo ganhou coro entre os membros. Dedicávamos a analisar criticamente os principais fenômenos em curso das relações internacionais, de modo que qualquer público externo à área pudesse ter facilidade em compreendê-los. Queríamos nos ocupar criativamente do aprendizado em sala de aula. Fomos além, ganhamos popularidade, traduzidas em carinhos, sugestões e apoio. Ganhamos inclusive o Top Blog, no ano passado, também na categoria Política, eleito por um júri acadêmico.

O mais interessante deste projeto é que éramos (e somos) analistas e, ao mesmo tempo, aprendizes, estimulados pela mensagem da frase que passou a nos guiar: a incompreensão do mundo. Evidentemente, não pretendemos trazer respostas prontas e acabadas, mas exercitar as nossas dúvidas mutantes e as nossas conclusões inacabadas, em meio ao dinamismo da realidade que nos cerca. As discussões, na parte dos comentários, são fundamentais para esse exercício e os leitores muito nos ensinaram.

Nesta hora de comemoração e celebração, é cabido também um relato particular sobre a organização interna do blog. Nós sempre nos cobramos muito! Em momento algum, deixamos a tocha cair. Ocupamo-nos de passar diariamente a responsabilidade compartilhada, um para o outro, para sempre nos mantermos atualizados. É uma equipe fantástica, cujo profissionalismo excede o formalismo: antes de sermos colaboradores, somos amigos! Uma amizade que percorre toda e qualquer distância. Nossos laços fraternais se desenvolveram logo nos primeiros meses da graduação e, ao término dela, permanecemos unidos, como se a ausência não pudesse ser sentida um dia sequer. Alguns membros acabaram por nos deixar, mas permanecerão atados à história da Página Internacional. Não é, Ana? Não é, Adriana?

Por fim e o mais importante, os agradecimentos. Agradecemos imensamente a você, leitor, que, dia após dia, nos acompanha nesta aventura de desbravar a incompreensão do mundo. Deixamos expressa a nossa gratidão a todos os parceiros, apoiadores e professores – em especial, da Unesp-Franca – por contribuírem com esta iniciativa. Às vezes, a memória momentaneamente fraqueja na nomeação, portanto esperamos contemplar a todos os que contribuíram através desta mensagem, sem citações e tampouco esquecimento. Em nome de toda a equipe da Página Internacional, encerramos com o nosso muito obrigado pelo respeito e pela confiança. Fiquem todos certos de que o nosso insuficiente amor sempre brilhará no amanhã!


Categorias: Post Especial


10 comments
Alcir Candido
Alcir Candido

Mário e Teilor, muito obrigado! É bom tê-los por aqui!até mais!

Giovanni Okado
Giovanni Okado

Olá, pessoal!Agradeço, primeiramente, a todos os leitores que tornaram este projeto possível. Em especial, endereço os meus agradecimentos ao Mário, que tem contribuído muito para a evolução do nosso blog, trazendo discussões sempre relevantes, e ao Teilor, pelas palavras e pela confiança. Todos vocês, leitores, são a razão primordial do nosso sucesso!Aos caros companheiros colaboradores, e grandes amigos, espero ter contemplado com este post o brilhantismo do trabalho que temos conduzido juntos. Que nosso amor sempre nos leve para horizontes mais dilatados!Abraços!

Teilor
Teilor

Parabéns pela conquista. Embora não costume comentar no blog, assino os feeds do Pagina Internacional e este blog é minha principal fonte de noticias e conhecimento sobre política internacional.As vezes vejo uma notícia na web, num jornal ou até mesmo na TV e quando leio um post relacionado no blog sinto que a noticia que tive antes me veio de maneira incompleta.Com este blog eu consigo entender melhor o contexto internacional, e embora não atue profissionalmente ou acadêmicamente com relações internacionais, sinto necessidade de entender o mundo que existe fora desse nosso país.

Mário Machado
Mário Machado

O que dizer senão o clássico: EU JÁ SABIA!Vcs merecem.Abs,

Ivan
Ivan

To feliz pra caramba!!Sinto até vergonha de não ter tido o pique de ser um colaborador contínuo como outrora, mas me empolgo pra voltar com mais força!Parabéns a todos!

Álvaro Panazzolo Neto
Álvaro Panazzolo Neto

Incrível!Acho que isso comprova nosso esforço e dedicação, e agradeço desde já aos membros seniores pela oportunidade que me foi dada de integrar essa equipe maravilhosa!E registro também o agradecimento aos distintos leitores que pacientemente nos acompanham, sem vocês nada disso teria acontecido!Muito obrigado, e vamos que vamos!

Bianca Fadel
Bianca Fadel

Ah, devo dizer que também estou sem palavras desde que o resultado saiu. Na verdade, a ansiedade está me consumindo (como aos demais colaboradores) desde que fomos contemplados com a oportunidade de passar à segunda fase deste concurso.E hoje estou absolutamente feliz com a premiação! Amor e dedicação certamente são uma combinação essencial ao sucesso deste projeto.Obrigada a todos os colaboradores pelo ótimo trabalho em equipe! Obrigada a todos os leitores e apoiadores por nos prestigiarem!E seguimos com cada dia mais motivação para construirmos juntos nossa Página Internacional!

Raphael Lima
Raphael Lima

Belíssimo post, Giovanni.Isso bem condensa o que todos estamos sentindo nesse momento de celebração!E Alcir, desde que li esse blog pela primeira vez, em agosto de 2009, antes de tornar-me colaborador, antes do prêmio Top Blog, sabia que havia aqui grande potencial para muitas vitórias, premiações e conquistas. Sabia que muito havia de vir para o futuro da Página Internacional e, por isso, sempre tive grande apreço por ele. Assim, gostaria de parabenizá-lo por não desistir do projeto em momento algum, e, mais ainda, parabenizar a todos os demais colaboradores pela dedicação, amor ao blog e profissionalismo. E gostaria que soubessem que tais características dos primeiros colaboradores serviram como espécie de motor de motivação a todos aqueles que vieram depois.Parabéns, pessoal!

Luís Felipe Kitamura
Luís Felipe Kitamura

Pessoal!Parabéns! Realmente, não caiu a ficha ainda! Com livro e tudo!!Acho que o Giovanni resumiu muito bem o sentimento de toda a equipe. Fica o incentivo a todos que querem divulgar as Relações Internacionais livre de qualquer vinculação política ou ideológica.Abraços,

Alcir Candido
Alcir Candido

Giovanni! Parabéns pelo post e pelo prêmio!Quem diria que um dia seríamos autores de livro!Estou sem palavras desde que esse resultado saiu. Só tenho a dizer que quando comecei esse blog não pensava em chegar tão longe com vocês.Muito obrigado e parabéns a todos!