A culpa é do Obama!

Por

Que é questionável o acordo que nosso governo mediou todo mundo sabe. É evidente que o Irã tem muito mais do que os 1200 quilos de urânio a serem enviados para a Turquia. Além disso, o acordo não prevê nada que a comunidade internacional queria: inspeções nas instalações nucleares e a garantia de que o enriquecimento não mais ocorrerá em solo iraniano.

Mas o mais engraçado mesmo é o discurso do governo brasileiro sobre o acordo.

Primeiro foi uma festa! O Brasil conseguiu resolver o problema. A diplomacia venceu! Vocês, potências, não são de nada, nós, os terceiromundistas botamos um ponto final neste conflito!

Mas a comunidade internacional não levou tanta fé assim no acordo e logo se organizou para aprovar as sanções ao Irã. Aí o discurso começou a mudar. Críticas aos Estados Unidos e à Europa choveram. Seria ridículo punir o Irã com sanções depois do acordo.

E aí, em menos de uma semana, ficou óbvio que o que o Irã queria, mesmo, era mais tempo de manobra e se livrar das sanções da ONU. Neste momento, surge o inesperado: sai do governo brasileiro a declaração de que Obama teria incentivado Lula a intervir no conflito mediando um acordo com o Irã!

É mole?!

Se o acordo tivesse mesmo alguma efetividade, seria a vitória da diplomacia brasileira contra as grandes potências. Como foi tudo pro buraco, a culpa é do Obama?

Será mesmo que o Palácio do Planalto e o Itamaraty esperavam uma carta do Obama dizendo que era pro Lula não tentar mediar um acordo depois do alarde que foi feito pelo nosso governo de que o presidente estaria por lá? Ou então esperavam uma carta oficial dizendo pro Lula não ir pra lá, fugir do Oriente Médio? E se a carta não tivesse chegado, então, Lula teria ficado aqui em casa?

Essa é boa. Daqui a pouco o déficit da previdência vai ser culpa de uma carta do Obama. E o aumento da dívida pública? Foi uma carta do Obama pedindo pro Brasil gastar mais por causa da crise. E a inflação? Achamos na gaveta do criado mudo do Lula uma carta do Obama.

Eu já vi acharem os mais diversos culpados pra tudo quanto é tipo de problema. Mas o Brasil ter se metido no fiasco daquele acordo ser culpa do Obama é demais.


Categorias: Brasil, Estados Unidos, Oriente Médio e Mundo Islâmico


0 comments